Saúde

Foto cortesia
Se você pudesse resumir as suas metas de ano novo em uma palavra, qual palavra seria? Pensando nisso, a Shawni Pothier, autora de um dos meus blogs prediletos, resolveu escolher uma palavra tema para cada ano. Dessa forma, no dia-a-dia ela pode lembrar facilmente o tema pelo qual ela está vivendo naquele ano e consequentemente as metas que vêm com aquele tema.

Eu resolvi entrar na mesma onda e, depois de muito refletir sobre o que seria o melhor para mim, escolhi a palavra que melhor representa aquilo que eu quero e preciso para este ano: saúde. Para mim, a palavra representa não só a saúde física, mas também a saúde mental e espiritual. Ela representa a minha necessidade de mudar os meus hábitos alimentares, de diminuir o estresse que imponho a mim mesma, e a necessidade de reconhecer mais a mão de Deus em minha vida.

Depois de anos dedicando a minha vida aos estudos, cheguei à conclusão de que agora é hora de diminuir o ritmo e pensar mais em mim mesma. Pode parecer egoísmo, e de certa forma é mesmo, mas esse é um egoísmo saudável. Como, por exemplo, eu posso dar o melhor de mim no serviço se estou sempre cansada, estressada, irritada? Não dá.

Quero mudar os meus hábitos alimentares, comer mais salada e frutas, me exercitar com mais frequência, e definitivamente diminuir a quantidade de doces que tenho comido. Também quero diminuir o estresse, dormir mais cedo, ter certeza de que terei oito horas de sono, ler mais, e parar de trabalhar em casa até tarde da noite. Quero ler as escrituras e me dar mais tempo para ponderar a minha espiritualidade.

Lógico que não espero alcançar todas essas mudanças de uma vez só. Essa é uma transição no meu estilo de vida, e essa é uma meta para o ANO. Estou tentando, mas estou indo aos poucos também. Por exemplo, estou comprando apenas frutas e verduras que já gosto de comer, e quando desenvolver de novo o hábito de comer saudável, aí sim vou começar a tentar coisas diferentes. Também estou tendo dificuldade de ir para a academia (quem não teria quando está fazendo -15ºC lá fora?), mas na segunda comprei um tênis de corrida novo e espero que isso aumente a minha motivação.

Sugiro essa idéia de ter uma palavra tema para o ano porque estou sentindo muito a diferença neste ano. Eu sou do tipo que faz milhares de metas no começo do ano e no final nem se lembra mais quais elas são. Só que agora, como é apenas uma palavra (que eu fico repetindo como se fosse um mantra), tem sido mais fácil lembrar o que quero para mim: muita saúde.

Um comentário

Elza disse...

This is my girl!!!!! maravilhoso texto! muito inspirador! Vou ponderar sobre uma palavra para mim. Obrigada!
Continuo sendo sua fã nº 1!