Kintsugi: A arte de reparar com ouro


Esses dias eu estava lendo uma revista quando descobri essa técnica de reparo de cerâmica tão especial...

Kintsugi (ou "reparo de ouro") é uma tradição japonesa que se iniciou no século 15. Artesãos estavam procurando por uma maneira de reparar cerâmicas quebradas e resolveram então usar ouro em pó e resina para colar os pedaços de cerâmica de volta. A ideia é a de que você deve encontrar beleza, força e resistência no imperfeito, o que para mim é uma forma muito tocante de ver a arte e a vida.

Já passei por muitas situações difíceis que me fizeram sentir como se estivesse em pedaços. São cacos aqui e ali, rachaduras que talvez não devessem existir, partes de mim cobertas por poeira e cinzas. Nestes momentos, foi difícil acreditar que um dia eu poderia ser inteira de novo. Hoje, olhando para trás e entendendo como aos poucos fui juntando pedaços de mim aqui e ali, preenchendo as rachaduras com momentos valiosos e descobertas importantes, vejo como a nova Mônica, imperfeita e diferente daquele vasinho tão perfeito do começo, traz consigo cicatrizes que a tornam ainda mais forte e interessante.

Nos momentos difíceis, lembre-se de juntar os pedaços de si com ouro. Talvez você não seja tão perfeita e pura como antes, mas hoje traz mais valor, força e beleza consigo. É a colinha de ouro ali nos cantinhos que te permitiu ser melhor.

Imagem: The Book of Life

Nenhum comentário