10 Dicas que você precisa saber antes de começar a cozinhar


Apesar de ter sempre apreciado qualquer tipo de comida, fui banida da cozinha pela minha avó, que achava que era um insulto à comida dela eu querer cozinhar ("o que você tá fazendo aqui? A minha comida não está boa?"). Foi só depois dos 21 anos que eu fui me aventurar a pilotar o fogão por uma questão de sobrevivência. E que sofrimento que foi! Era uma quantidade desproporcional de arroz para duas pessoas, o frango saía tão salgado que não dava nem para engolir, além das horas e mais horas de preparação para ter no final um simples macarrão com molho bolonhesa.

Mas uma hora a gente aprende, né? Por isso, reuni aqui 10 dicas que teriam MUITO me ajudado nessas primeiras aventuras.

Da série "coisas que eu gostaria de saber antes de ter começado a cozinhar..."

1. Uma boa faca chef afiada já é metade das ferramentas de cozinha
Foi só depois de um tempo e pesquisas que descobri que NÃO, não dá pra usar qualquer faca para picar alimentos. Sério, a sua vida nunca mais será a mesma (bom, pelo menos a sua experiência na cozinha) depois de descobrir a mágica que é cortar com uma faca chef, a mais versátil na minha opinião. A faca correta torna a preparação muito mais rápida e bem menos frustrante. Recomendo também comprar uma boa faca serrada para cortar pães.

2. O segredo de uma salada gostosa é o crocante
Crouton, rabanete, bacon, maçã... Existem muitas opções de crocantes para dar um "tcham" na sua salada.

3. Livros de receitas só com comida chique não ajudam muito
É muito legal fazer aquela receita lá com o nome francês, embrulhada numa fina crosta de alguma coisa e que você consegue imaginar o Jacquin comendo de virar os olhos, mas no dia a dia você precisa de receitas simples, rápidas e nutritivas. São essas receitas simples também que te ajudam a praticar habilidades como o ponto do salteado, picar legumes, etc.

4. Adicione um sabor ácido
Você já assistiu o seriado do Netflix "Sal, Gordura, Ácidos, e Calor"? Recomendo! Nele a chef Nosrat explica a importância desses quatro elementos no prato, mas para mim o mais marcante (por muitas vezes ser talvez o mais esquecido) é o ácido. Ele faz toda a diferença na comida! Adicione um pouco de limão, iogurte ou vinagre para alegrar qualquer receita sem graça.

5. Experimente o sal da água
É necessário experimentar a quantidade de sal na água do arroz, do macarrão, ou onde mais você adicionar.

6. A carne só vai dourar direito na panela se não estiver molhada ou gelada
O segredo que mudou a minha vida: Dar uma secadinha na carne com um guardanapo de papel, depois de deixar ela fora da geladeira por uma meia horinha.

7. Reaproveite a água dos alimentos
Cozinhou legumes? Então você tem um caldo de legumes bem nutritivo para uma sopa gostosa! A água do macarrão (que é basicamente farinha+água+sal) também serve para engrossar molhos. A água da carne (frango, peru, carne vermelha) que sobrou do cozimento no forno ou da panela de pressão serve de base para muitos molhos gostosos ou sopas também.

8. Ninguém vai te processar se você trocar o ingrediente da receita
A receita pede abobrinha mas você só tem beringela? Pode trocar que a polícia não vai te pegar não.

9. Cozinhar os legumes a vapor é bem melhor do que direto na água
Além de você manter os nutrientes ao invés de dissolver parte deles na água, eles ainda ficam com uma cor linda e a textura bem mais gostosa.

10. Não peça desculpas pelo prato
Essa eu aprendi com a minha rainha Julia Child: Never apologize! Comida é mais do que técnicas e jurados, é um ato de amor e união em volta da mesa. Você fez o seu melhor e definitivamente não precisa ficar apontando as imperfeições de cada prato. Apenas sirva o que você fez com amor e curta este momento entre pessoas com quem você se importa.

E você, quais são as dicas que você tem? Me conte aqui nos comentários!

Nenhum comentário