Neste mês tive o meu chá de bebê pro bebê Lucas, que chega em junho! E como se não bastasse, ainda fiz com a minha irmã Tamara, que também está esperando pelo primeiro bebê, um menino chamado Liam. Nossa diferença é de apenas três semanas e meia de uma pra outra, com o bebê dela nascendo em maio. Não é incrível? Tem tanta coisa boa que preciso contar por aqui! :)
Eu escrevi aqui sobre a minha dificuldade de engravidar e como as vezes até achava que talvez nunca conseguiria, então talvez dê para imaginar a alegria que foi poder celebrar essa mini pessoa que está por vir com um chá de bebê!
Eu e minha irmã temos um gosto bem similar, então ficou fácil fazer a decoração. Para nós duas, a idéia era fazer algo simples mas elegante que tivesse a ver com nós duas — afinal, estávamos celebrando os bebês e nós como mães, então evitamos qualquer coisa que fosse muito "temática".
Acabamos escolhendo um estilo mais rústico para a decoração, com flores (de plástico!) em amarelo, branco e azul. Usamos muitas garrafinhas e potes de vidro que já tinha em casa, tudo decorado com fitas mais rústicas. As bandejas também eram troncos de madeiras, e pegamos todas emprestadas de uma amiga que já tinha tudo pronto. Acho que combinou bem também com o estilo do salão de festas que usamos! Na decoração, só gastamos dinheiro com as flores, fitas (que cá entre nós, nem é tão caro assim) e papéis para fazer as plaquinhas das comidas e bandeirinha de enfeite.
Para separar os presentes, já que eram para duas pessoas, colocamos de um lado "Presentes da Mônica" com uma foto da sessão da maternidade, e do outro lado "Presentes da Tamara", também no mesmo estilo. No meio dessa mesma mesa tinha uma bandeja com as lembrancinhas: Caixinhas de papel com fita e adesivo dizendo "thank you", recheadas de amêndoas doces. As lembrancinhas foram montadas por nós duas mesmo, para ficar mais barato. Compramos as amêndoas num mercado que vende tudo em grandes quantidades, tipo Macro e Sam's Club, o que também ajudou bastante no preço.
Como resolvemos fazer um brunch e marcamos o chá de bebê para o meio da manhã (10:30!), tivemos a flexibilidade de deixar tudo mais leve. Aliás, aí vai uma ideia! O horário do brunch é ótimo para servir petiscos caseiros, tudo muito leve e simples de preparar. Para salgados, tínhamos sanduíches de metro de salpicão de frango e queijo com peito de peru, pão de queijo, hummus com pão pitta e vegetais picados com molho ranch.
Para doces, o menu era brigadeiros (servido em copinhos, porque ninguém merece enrolar um monte!), bolo de cenoura com calda de chocolate, bolo de laranja com calda de suco de laranja e naked cake de nozes com doce de leite—diga-se de passagem, fez um super sucesso e eu preparei rapidinho! Parece ser muito mais difícil do que realmente foi fazer.
Como era de manhã, nada de refrigerante! Servimos água com limão, suco de maçã e garrafinhas de água. Simples mas gostoso!
Para as brincadeiras, tivemos poucas mas divertidas! Nada de ficar rabiscando a nossa cara porque, né? Ninguém merece. Tivemos fita para adivinhar o tamanho da barriga de grávida de cada uma, um copo cheio de bolinhas de chocolate para adivinharem quantas tinham dentro do copo e alfabeto do bebê (2 minutos para colocar um item de bebê em cada letra do alfabeto! Foi MUITO divertido). Para cada brincadeira, o prêmio foi algum tipo de cuidado especial: Creme para o corpo, máscara de lama para limpeza facial... Diria que os presentes foram bem recebidos!
Agora algumas dicas rápidas para te ajudar no seu chá de bebê, coisas que fui aprendendo no caminho:
- Você não precisa comprar toda a decoração. Sempre tem um pote ou vaso em casa que dá pra usar, ou amigas com pratos de servir lindos ou toalhas de mesa que podem te emprestar.
- Aceite ajuda. Algumas pessoas chegaram um pouco mais cedo para ajudar a organizar tudo antes de começar, outra amiga ficou encarregada das brincadeiras, outra fez o bolo de cenoura. Você não precisa fazer tudo. Aliás, é tão mais legal sentir o amor das pessoas quando elas te ajudam!
- Tenha alguém encarregado das fotos. Aliás, essa deveria ser a dica número 1! Se não puder contratar um fotógrafo, peça pra alguma amiga próxima e talentosa ficar encarregada de tirar as fotos, nem que seja com celular. É um alívio de não ter que ficar pensando nas fotos das pessoas, dos detalhes. Obrigada Larissa Farinazo Photography pelas fotos!
- Ofereça aquilo que todo mundo espera de um chá de bebê. Pensei em não ter brincadeiras no meu chá de bebê, ou não abrir os presentes, mas todas as minhas amigas disseram para eu fazer tudo isso. A verdade é que as pessoas esperam algumas coisas desse tipo de festa: Comida, brincadeiras, abrir presentes e conversar umas com as outras. Então por que não entrar na onda?
- Curta o seu chá de bebê! Não fique preocupada se as pessoas estão comendo ou não, se foram embora cedo, quem veio ou deixou de vir. É muito fácil ficar estressada por conta de coisas que não saíram como planejado, mas deixe isso de lado. Ninguém se importa! Aproveite cada momento para celebrar esse pequeno milagre com as pessoas que você ama.
Eu não sou muito de festas grandes, mas amei meu chá de bebê. Foi ótimo compartilhar este momento com pessoas próximas e agora aqui. Espero que tenha te ajudado e inspirado.
Nenhum comentário
Postar um comentário