Clube do Livro: J.K. Rowling, O Chamado do Cuco


Achei o primeiro livro de J.K. Rowling depois da série Harry Potter, o Morte Súbita, tão chuchu e com tanto palavrão desnecessário (parecia até que ela queria deixar claro que aquele não é um livro infantil) que parei de lê-lo pela metade.

Quando descobri que Rowling publicou um segundo livro, agora com o pseudônimo de Robert Galbraith, resolvi dar uma segunda chance à autora. Valeu a pena! De tão bom, simplesmente não conseguia parar de ler o livro. O Chamado do Cuco talvez não tenha um mistério tão pretensioso e indecifrável, o que acredito não ser esse o objetivo da autora, mas tem uma escrita divertida e impecável. Ele conta a história do detetive Cormoran Strike, um veterano de guerra que tenta desvendar o misterioso suicídio da top model Lula Landry. Rowling pinta a vida da modelo com riqueza de detalhes, oferecendo um vislumbre de como deve ser a vida de uma modelo conhecida internacionalmente: flashs dos paparazzi, amigos estilistas, uma mãe oportunista, relacionamentos conturbados e noites regadas a bebida na balada - uma vida cheia de problemas, medo e ameaças enquanto que cercada de um falso glamour. A linguagem de cada personagem é tão particular que você consegue visualizar os trejeitos de cada um, além da personalidade de muitos deles ser explorada a fundo, o que te torna ainda mais confuso. Afinal, quem teria coragem de matar a modelo? Ao final do livro, me peguei tão atenta à investigação de Cormoran e aos detalhes e narrativa da vida da modelo e de seus amigos e familiares que acabei deixando o mistério um pouco como segundo plano. Deu vontade de descobrir ainda mais sobre quem eram aquelas pessoas e que tipo de vida é esse que a mocinha levava.

Vale a pena ler mesmo se você não for fã de Harry Potter, até mesmo porque o livro não tem nada de magia, embora a narrativa da escritora se mantenha impecável.

Descrição no Amazon: Quando uma modelo problemática morre numa queda de uma sacada da Mayfair coberta de neve, supõe-se que ela tenha cometido suicídio. O irmão, porém, tem suas dúvidas e pede ao detetive Cormoran Strike para rever o caso. Strike é veterano de guerra - ferido física e psicologicamente - e sua vida é uma confusão. A investigação lhe dá um salva-vidas financeiro, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no complexo mundo da jovem modelo mais sombrias ficam as coisas - e mais perto ele chega de um perigo terrível. Um mistério elegante e emocionante impregnado da atmosfera de Londres - das ruas silenciosas de Mayfair aos pubs entocados do East End e à agitação do Soho - O Chamado do Cuco é um livro extraordinário. Apresentando Cormoran Strike, este é o primeiro romance policial de J.K. Rowling, escrito sob o pseudônimo de Robert Galbraith.

Origem da imagem: ovicio.com.br

Nenhum comentário