Receita: Pesto e grilled cheese gourmet

Eu tenho sorte de morar num lugar onde a dona da casa (que não é eu) tem um jardim maravilhoso cheio de frutas e verduras frescas--e muito, muito manjericão.


Como uma boa descendente de italianos, eu sou LOUCA por manjericão (como vocês puderam ver nessa receita aqui). Por isso, estava checando na internet como preservar esse manjericão todo para o inverno, e descobri que a melhor maneira é misturar manjericão com óleo de oliva, ou seja, pesto! Eu, que como pesto de colher que uso pesto ocasionalmente, não perdi a oportunidade de estocar essa preciosidade.

{cultura} Fazendo uma pesquisa no Google, descobri que pesto vem dos antigos gregos, que gostavam de misturar ervas com queijo. Depois o pesto foi passear pela Itália, onde ele se tornou o pesto que conhecemos hoje: com muito manjerição e óleo de oliva.

Caso vocês queiram fazer a receita em casa, dá pra usar essa receita daqui que está em português, embora eu tenho usado essa do Food Network. O resultado? Uma delícia!


Dicas: A receita tradicional pede que você amasse tudo num pilão. Como eu não tenho um, foi tudo no processador de alimentos e deu certo. Algumas também pedem por queijo pecorino, mas eu usei parmesão e ficou gostoso do mesmo jeito. Também não usei nenhum tipo de noz. É bom fazer pesto em casa quando você tem bastante manjericão à disposição. Senão, compre que é mais fácil, já que uma boa porção de manjericão fresco pode sair caro. Eu mesma usei um monte, dois copos bem cheios!


Agora, você deve estar se perguntando o que fazer com esse monte de pesto. Muitos gostam de colocar num macarrão, mas eu tenho uma idéia melhor e mais engordativa pra essa delícia... Um grilled cheese gourmet! Os americanos adoram um grilled cheese, mas esse nem se compara ao grilled cheese tradicional, com pão de forma sem graça e queijo nojento processado. Quer experimentar? Aqui vai a receita:


GRILLED CHEESE GOURMET

2 fatias de pão focaccia (ou um com a consistência mais firme, tipo italiano. Eu usei sourdough bread)
1/2 copo de queijo mussarela (eu ralei ele na parte "grossa" do ralador pra ficar mais fácil de espalhar)
1-3 colheres de pesto
manteiga

Aqueça uma frigideira em fogo médio. Monte o sanduíche com pão, todo o queijo em cima, pesto, e a última fatia de pão. Passe manteiga dos do lado de fora das fatias, nos dois lados do sanduíche. Frite o sanduíche na frigideira até ficar bem dourado e crocante dos dois lados. Pronto!

obs. Eu peguei a receita original deste site, mas acabei fazendo algumas modificações pra ele ficar mais barato e gostoso.

Nenhum comentário