Receita: Bruschetta Julie e Julia

Foto cortesia

Os meus amigos mais íntimos conhecem a minha leve (#not) obsessão com o filme "Julie & Julia". Além de mostrar histórias inspiradoras, o filme tem uma infinidade de pratos deliciosos. Um tempo atrás, quando estava assistindo o filme pela milésima vez, vi a Julie preparando uma bruschetta que me deu água na boca. Super crocante e virada no azeite, do jeito que eu gosto. Também gostei porque não é como a maioria das bruschettas, que são feitas com um monte de queijo e manjericão seco. Essa receita é super simples e deliciosa!

A receita é tão simples que já virou marca registrada aqui em casa. Até o Rob, viciado em carne, amou essa receita vegetariana. Achei a principal receita na internet, mas com algumas modificações cheguei neste resultado:

Sim, essa é a foto da Bruschetta que eu fiz. Pensa numa coisa deliciosa. É isso.


Bruschetta Julie & Julia
4 porções

1 baguete de pão francês (ou um pão parecido, tipo italiano)
3 tomates grandes, ou 3/4 copo de tomates cereja
6-8 folhas frescas de manjericão
1 pitada de sal
Azeite de oliva

Corte os tomates em cubos, se for tomate cereja corte ao meio, e tempere com sal, azeite e manjericão. Nota: Gosto de rasgar as folhas de manjericao no meio para ficar mais fácil de comer. Se quiser, misture tomates vermelhos e amarelos para um prato mais colorido.
Reserve.
Aqueça cerca de 4 colheres de sopa de azeite numa frigideira grande, em fogo médio. Assim que já estiver aquecido, coloque quatro fatias da baguete para fritar. O pão vai absorver o azeite, por isso quando for virar as fatias para fritar do outro lado, adicione mais umas duas colheres de azeite. Frite as fatias até dourar dos dois lados. 
Coloque as fatias de pão num prato, coloque os tomates com manjericão em cima, e sirva.
Nota: Se quiser, depois de colocar os tomates em cima do pão coloque mais um pouquinho de azeite por cima. Mas só se você for viciada em azeite como eu!

Essa é uma receita muito saborosa e rápida. Dá pra servir como antepasto ou lanchinho.

3 comentários

Anônimo disse...

Adorei estava procurando esta receita desde que assisti o filme, não fiz ainda mas com certeza deve ficar deliciosa...também esse filme queria poder comprar o livro da Julia mas não consegui em nunhum site se vc souber de algum me fala bks

Monica Lunardelli disse...

Oi! Que bom que você gostou da receita. Não sei onde você pode encontrar o livro da Julia Child traduzido para o português, mas o que eu tenho, que é em inglês, você pode encontrar no Amazon, aqui: http://www.amazon.com/Mastering-Art-French-Cooking-Volume/dp/0307593525/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1352074298&sr=8-2&keywords=julia+child+mastering+the+art+of+french+cooking

Anônimo disse...

boa noite Mônica! Tb sou fissurada neste filme e depois de ter assistido com uma grande amiga este final de semana, a janta aqui em casa será esta famosa receita! impressionante como a cena atingiu tantas pessoas ao redor do mundo...
"Bon apettit"
Raquel E Jerian